quarta-feira, 31 de agosto de 2011

[VEJA] Miriam Belchior confirma mínimo de R$ 619,21 para 2012


Aumento é de 13,6% em relação a 2011


Miriam Belchior confirma salário mínimo maior que o anteriormente previsto pelo governo (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O valor do salário mínimo revelado pela ministra Miriam Belchior é maior do que projetado pelo governo em abril deste ano


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, entregou na manhã desta quarta-feira ao Congresso Nacional a proposta de Orçamento para o ano de 2012. Segundo a ministra, o salário mínimo proposto pelo governo para o próximo ano é de 619,21 reais, um aumento de 13,6%. Miriam concederá coletiva durante a tarde para falar sobre a proposta do Executivo.
O projeto foi entregue ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele fará o pronto encaminhamento da proposta à Comissão Mista de Orçamento para a tramitação do projeto. O relator será o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O valor do salário mínimo revelado pela ministra Miriam Belchior é maior do que projetado pelo governo quando do envio da lei de diretrizes orçamentárias (LDO) para 2012 ao Congresso, em abril deste ano. Nos parâmetros utilizados pelo governo para elaboração da LDO, o mínimo previsto era de 616,34 reais. Segundo o economista Armando Castelar, da Fundação Getúlio Vargas, o aumento de 13,6% projetado pelo Ministério está ainda abaixo das projeções dos analistas, que previam alta de 14% no mínimo em 2012.
A razão da alta, segundo Castelar, é o aumento das perspectivas de inflação para 2011, tendo em vista que o cálculo salarial toma como base de reajuste - entre outras coisas - o índice inflacionário. "Esse aumento não pode ser encarado como uma decisão do governo. Trata-se de uma mudança da expectativa em relação ao aumento da inflação. Isso segue uma regra de reajuste que está em lei", afirma o economista. Segundo Castelar, caso o aumento do mínimo chegue a 14%, o impacto nas contas públicas em 2012 será próximo de 22 bilhões de reais.


FONTE: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário