terça-feira, 16 de agosto de 2011

[ DESTAQUE NO PORTAL in360] Produtores de caprinos e ovinos da região Oeste trocaram experiência no Oeste Leite


Durante a 7° edição do evento em Apodi produtores discutiram alternativas econômicas

A 7° edição do "Oeste Leite" movimentou a cidade de Apodi. Durante três dias, produtores de caprinos e ovinos da região se reuniram para discutir alternativas econômicas e trocar experiências.

Assista na reportagem de Fabiano Morais e Zenóbio Oliveira

O Oeste leite foi realizado durante 3 dias no parque do criador. Nos estandes espaço para o artesanato da cidade. Diversidade que se misturava aos animais. E aqui eles são as estrelas do evento. O tratamento é especial: alimentação balanceada e de qualidade, banhos e assistência veterinária. 

Os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos são de produtores que vivem, exclusivamente, da atividade. 
Chico de Marinete, como é conhecido este produtor, é do sítio do Góis, que fica a 35km da cidade. Ele tem 600 cabeças, a maioria, de corte, e vê no evento várias oportunidades

- É justamente para que a gente possa conhecer mais e também fazer o seu próprio negócio, porque a gente sobrevive do negócio - diz o produtor Francisco de França “Chico de Marinete”.

Seu Raimundo é produtor de cabras de leite. Trouxe os animais do assentamento Tabuleiro Grande para participar do torneio. Por isso o cuidado todo especial na alimentação. É fundamental saber o que fornecer ao animal pra que a produção seja boa

- Milho, soja , o feijão, sorgo, e a macambira – diz Raimundo Antônio Brilhante, produtor.

A Chapada do Apodi é uma das maiores produtoras de leite de cabra do estado e é responsável por grande parte da economia de, pelo menos, 10 cidades. O Oeste Leite esse ano reuniu cerca de 120 criadores. O evento ainda não é ranqueado pela secretaria de agricultura do RN.

-Quando a gente tem um evento ranqueado, a gente tem um aporte maior de recursos e tem uma participação de produtores do estado todo já que se ele ganhar aqui e ele soma ponto para o evento estadual. No próximo ano não será só Pau dos Ferros o evento ranqueado mas, Apodi e com a possibilidade de Pua dos Ferros ser, já que Mossoró já é - comenta Elton Rosemberg, secretário de agricultura / Apodi.

O Oeste Leite é considerado o maior evento do setor na região. Além de negócios e intercâmbio, há espaço para o aprendizado. Na aula uma o assunto é uma das principais atividades econômicas do vale do Apodi.

Nesta visita os estudantes puderam ver de perto o que só tinham ouvido falar em sala de aula

- Quem saberá que no futuros eles serão grandes produtores questiona a professora, Zuleide Morais. 
Para os pequenos, satisfação em ter uma aula prática 

- Muito importante para ver os animais, a qualidade dos animais – diz Maria Vitória Fernandes, 8 anos.

FONTE: Veja  http://in360.globo.com/rn/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário