terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Não deixem a lagoa do Apodi secar


A última reunião feita pelos meteorologistas sacramentou a situação de chuvas para o Nordeste no ano de 2013. No veredito, pelos menos dos meteorologistas não vai ter jeito, o inverno vai ser bem abaixo do normal, ou seja, seca de novo.

A situação da maioria dos reservatórios da região nordeste, em levantamento feito, encontra-se em sua com capacidade abaixo de 20%, com exceção da barragem de santa cruz, que apesar da longa estiagem, encontra-se com capacidade superior aos 56%.

Diante da água que está sendo liberado pelas comportas da barragem, que fica alimentando um generoso filete d’água ao longo do leito do Rio Apodi/Mossoró, ficamos aqui com o coração apertado vendo nossa querida Lagoa do Apodi praticamente seca.

A questão se resolveria se a parede da barragem do poço vermelho, ou julho Marinho, como queiram chamar, fosse concertada. Sua parede arrombou no inverno de 2010 e de lá para cá não teve mais concerto.

Quando os anos de chuva são generosos, as cheias do rio alimentam nossa lagoa sem problema. Porem, em anos como o de 2012 e esse, seria fundamental o concerto da parede da barragem do poço vermelho, que caso acontece, represaria água o suficiente no leito do rio para que, se as comportas da lagoa fossem abertas, ao invés de descer para o oceano atlântico, essa preciosa água serviria para encher ou até para colocar uma boa quantidade de água em nossa quase seca lagoa.

Quantas cidades desse estado dariam de tudo para está no lugar de Apodi. Isto é, com poderes para controlar a água da barragem e alimentar seus secos reservatórios. Vamos torcer que as autoridades competentes veja essa situação com carinho pela nossa lagoa.

Fonte: Prof. Toinho.

2 comentários:

  1. A lagoa não está secando apenas,está pegando fogo,Infelizmente,segundo informações .....e ai ,o que fazer com o nosso patrimônio?era a nossa riqueza....vamos desenterrar nosso tesouro ou chorar sobre o leito?cada um pode refletir.

    ResponderExcluir
  2. http://www.avaaz.org/po/petition/Movimento_para_despoluicao_da_lagoa_do_Apodi/?cKlzleb

    ResponderExcluir