Eu fui plagiado
Relatos de um plágio na logomarca da Prefeitura de Apodi
"Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes".
Sir. Isaac Newton
E de repente eu me deparo com um convite inusitado de um certo vereador: “Vamos criar uma proposta inovadora, diferente para a marca da prefeitura de Apodi?”. Algumas noites sem dormir, algumas pesquisas, rafes no papel, esboço bem apresentado. Chegou a hora de desenhar a tão esperada marca. Cada cor no seu tom certo, cada curva no ângulo ideal, cada elemento pensado, justificado, explicado. Convicção, certeza de um trabalho digno e diferente de tudo que Apodi já tinha visto. Abandonei as cores partidárias, assumi as múltiplas cores em consonância com a diversidade cultural da terra onde tive o prazer de nascer e morar até os 3 anos de idade. A fonte, inspirada nas pinturas rupestres que ilustram um dos vários cartões postais. Um slogan arrebatador: nossa cidade, que exprimia o sentimento de união e de desejo por uma nova administração sempre justa com todos.
Reunião, café, grafias impressas em papel couchê, folhas e mais folhas de argumentação teórica. Apresentação da marca, elogios, incentivos. Apresentei a marca para o então vereador que me fez a solicitação e uma pessoa mais, um tal de futuro secretário de Turismo da cidade, que na ocasião sequer sabia do posto. Mais elogios, conversas descontraídas e um compromisso de uma reunião para apresentar a marca ao futuro prefeito, Sr. Flaviano Monteiro.
Horas, dias, semanas, meses e nada da reunião. Ansiedade, até o ponto do desleixo. Não queria mais saber da marca, perdi o amor, o carinho, parei de anestesiadamente admirar meu trabalho. De repente, às 19 horas do dia 28 de dezembro, o então secretário de Turismo, Isaac Newton Paiva, reúne imprensa em grande festa para apresentar sua criação: “a nova, não tão nova, marca da administração”. Pasmem. Ele copiou a minha marca. Sabe o amor de mãe? Meio feroz? Voltou todo. Raiva, ira, ódio, calma, pensamentos. Resolvi conversar com o “designer”, entre aspas mesmo, pois não passa disso. O mesmo titubeou, andou para lá, andou para cá e claro, assumiu que houvera copiado minha idéia. Disse que não tinha como explicar o inexplicável, uma frase quase filosófica, digna daquele que inspirou o seu nome. Ora, explicar o que? Que cometeu um crime? Na verdade, ele teve a “inteligência”, de novo entre aspas, de mudar algumas coisas, trocar alguns traços, meio sem explicação, formando uma Fênix. Imaginem, é como um pai ver seu filho fantasiado de monstro no Halloween... fica feio, mas dá para identificar facilmente.
Pois bem amigos, apresento a vocês a marca verdadeira, a original, de onde surgiu toda essa inovação apresentada pelo seu criador. A verdadeira marca.
Um abraço a todos.
Relatos de um plágio na logomarca da Prefeitura de Apodi
"Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes".
Sir. Isaac Newton
E de repente eu me deparo com um convite inusitado de um certo vereador: “Vamos criar uma proposta inovadora, diferente para a marca da prefeitura de Apodi?”. Algumas noites sem dormir, algumas pesquisas, rafes no papel, esboço bem apresentado. Chegou a hora de desenhar a tão esperada marca. Cada cor no seu tom certo, cada curva no ângulo ideal, cada elemento pensado, justificado, explicado. Convicção, certeza de um trabalho digno e diferente de tudo que Apodi já tinha visto. Abandonei as cores partidárias, assumi as múltiplas cores em consonância com a diversidade cultural da terra onde tive o prazer de nascer e morar até os 3 anos de idade. A fonte, inspirada nas pinturas rupestres que ilustram um dos vários cartões postais. Um slogan arrebatador: nossa cidade, que exprimia o sentimento de união e de desejo por uma nova administração sempre justa com todos.
Reunião, café, grafias impressas em papel couchê, folhas e mais folhas de argumentação teórica. Apresentação da marca, elogios, incentivos. Apresentei a marca para o então vereador que me fez a solicitação e uma pessoa mais, um tal de futuro secretário de Turismo da cidade, que na ocasião sequer sabia do posto. Mais elogios, conversas descontraídas e um compromisso de uma reunião para apresentar a marca ao futuro prefeito, Sr. Flaviano Monteiro.
Horas, dias, semanas, meses e nada da reunião. Ansiedade, até o ponto do desleixo. Não queria mais saber da marca, perdi o amor, o carinho, parei de anestesiadamente admirar meu trabalho. De repente, às 19 horas do dia 28 de dezembro, o então secretário de Turismo, Isaac Newton Paiva, reúne imprensa em grande festa para apresentar sua criação: “a nova, não tão nova, marca da administração”. Pasmem. Ele copiou a minha marca. Sabe o amor de mãe? Meio feroz? Voltou todo. Raiva, ira, ódio, calma, pensamentos. Resolvi conversar com o “designer”, entre aspas mesmo, pois não passa disso. O mesmo titubeou, andou para lá, andou para cá e claro, assumiu que houvera copiado minha idéia. Disse que não tinha como explicar o inexplicável, uma frase quase filosófica, digna daquele que inspirou o seu nome. Ora, explicar o que? Que cometeu um crime? Na verdade, ele teve a “inteligência”, de novo entre aspas, de mudar algumas coisas, trocar alguns traços, meio sem explicação, formando uma Fênix. Imaginem, é como um pai ver seu filho fantasiado de monstro no Halloween... fica feio, mas dá para identificar facilmente.
Pois bem amigos, apresento a vocês a marca verdadeira, a original, de onde surgiu toda essa inovação apresentada pelo seu criador. A verdadeira marca.
Um abraço a todos.
Fonte: Facebook/ Texto: Túlio Dantas
até que enfim uma ação a altura. Assim que se resolver, mas baixaria em feicebook eh de lascar. esse sim é o tipo de mídia que deve ser procurada pra denunciar esse tipo decoisa, não como estavam fasendo.
ResponderExcluirEspero que fique claro: o secretário municipal é um "longa manus" do prefeito. Seus atos devem ser fiscalizados e controlados como qualquer empregado subordinado. Tal atitude, deplorável é bom salientar, deve ser eficazmente repudiada pelo futuro prefeito da "nova geração", sob pena de estarmos, já no 1° dia de seu mandato, comprovando que não há nada de novo e que os mesmos erros anteriores voltaram a ser cometidos nesta eleição. Impende reproduzir, "in totum", o que aduz a lei 9.279/96, a qual dispõe sobre os crimes contra a propriedade industrial:
ResponderExcluirArt. 189. Comete crime contra registro de marca quem:
I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão.
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
A pena é pequena, futuro secretário, mas a humilhação é COLOSSAL!
Bernardo Luiz de Melo Freire
A original está bem mais bonita!
ResponderExcluirGostei bem mais da que foi apresentada anteriormente. Problemas é a fom, falta de segurança, desemprego pros jovens da cidade, falta de condições básicas na saúde e na educação. Mas isso ai chama-se autopromoção. Claro se ele criou e se sentiu prejudicado deve correr atras de seus direitos, mas nao com baixaria como ele fez.
ResponderExcluirFoi nitidamente plágio, não só pela logo, mas também o projeto apresentado.O fato é, plágio é crime e lugar de criminoso é na cadeia. Sem mais!
ResponderExcluirAconteceu um plagio no penteado da namorada de flaviano, pois palgiou o penteado d esposa de michel temer . hhhhhhh
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