domingo, 30 de dezembro de 2012

Designer tem sua logo plagiada pela Futura Administração Municipal!!!

PLÁGIO
LOGO ORIGINAL


Eu fui plagiado
Relatos de um plágio na logomarca da Prefeitura de Apodi

"Se cheguei até aqui foi porque me apoiei no ombro dos gigantes".
Sir. Isaac Newton

E de repente eu me deparo com um convite inusitado de um certo vereador: “Vamos criar uma proposta inovadora, diferente para a marca da prefeitura de Apodi?”. Algumas noites sem dormir, algumas pesquisas, rafes no papel, esboço bem apresentado. Chegou a hora de desenhar a tão esperada marca. Cada cor no seu tom certo, cada curva no ângulo ideal, cada elemento pensado, justificado, explicado. Convicção, certeza de um trabalho digno e diferente de tudo que Apodi já tinha visto. Abandonei as cores partidárias, assumi as múltiplas cores em consonância com a diversidade cultural da terra onde tive o prazer de nascer e morar até os 3 anos de idade. A fonte, inspirada nas pinturas rupestres que ilustram um dos vários cartões postais. Um slogan arrebatador: nossa cidade, que exprimia o sentimento de união e de desejo por uma nova administração sempre justa com todos.

Reunião, café, grafias impressas em papel couchê, folhas e mais folhas de argumentação teórica. Apresentação da marca, elogios, incentivos. Apresentei a marca para o então vereador que me fez a solicitação e uma pessoa mais, um tal de futuro secretário de Turismo da cidade, que na ocasião sequer sabia do posto. Mais elogios, conversas descontraídas e um compromisso de uma reunião para apresentar a marca ao futuro prefeito, Sr. Flaviano Monteiro.

Horas, dias, semanas, meses e nada da reunião. Ansiedade, até o ponto do desleixo. Não queria mais saber da marca, perdi o amor, o carinho, parei de anestesiadamente admirar meu trabalho. De repente, às 19 horas do dia 28 de dezembro, o então secretário de Turismo, Isaac Newton Paiva, reúne imprensa em grande festa para apresentar sua criação: “a nova, não tão nova, marca da administração”. Pasmem. Ele copiou a minha marca. Sabe o amor de mãe? Meio feroz? Voltou todo. Raiva, ira, ódio, calma, pensamentos. Resolvi conversar com o “designer”, entre aspas mesmo, pois não passa disso. O mesmo titubeou, andou para lá, andou para cá e claro, assumiu que houvera copiado minha idéia. Disse que não tinha como explicar o inexplicável, uma frase quase filosófica, digna daquele que inspirou o seu nome. Ora, explicar o que? Que cometeu um crime? Na verdade, ele teve a “inteligência”, de novo entre aspas, de mudar algumas coisas, trocar alguns traços, meio sem explicação, formando uma Fênix. Imaginem, é como um pai ver seu filho fantasiado de monstro no Halloween... fica feio, mas dá para identificar facilmente.

Pois bem amigos, apresento a vocês a marca verdadeira, a original, de onde surgiu toda essa inovação apresentada pelo seu criador. A verdadeira marca.

Um abraço a todos.

Fonte: Facebook/ Texto: Túlio Dantas

6 comentários:

  1. até que enfim uma ação a altura. Assim que se resolver, mas baixaria em feicebook eh de lascar. esse sim é o tipo de mídia que deve ser procurada pra denunciar esse tipo decoisa, não como estavam fasendo.

    ResponderExcluir
  2. Espero que fique claro: o secretário municipal é um "longa manus" do prefeito. Seus atos devem ser fiscalizados e controlados como qualquer empregado subordinado. Tal atitude, deplorável é bom salientar, deve ser eficazmente repudiada pelo futuro prefeito da "nova geração", sob pena de estarmos, já no 1° dia de seu mandato, comprovando que não há nada de novo e que os mesmos erros anteriores voltaram a ser cometidos nesta eleição. Impende reproduzir, "in totum", o que aduz a lei 9.279/96, a qual dispõe sobre os crimes contra a propriedade industrial:
    Art. 189. Comete crime contra registro de marca quem:
    I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão.
    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

    A pena é pequena, futuro secretário, mas a humilhação é COLOSSAL!

    Bernardo Luiz de Melo Freire

    ResponderExcluir
  3. A original está bem mais bonita!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bem mais da que foi apresentada anteriormente. Problemas é a fom, falta de segurança, desemprego pros jovens da cidade, falta de condições básicas na saúde e na educação. Mas isso ai chama-se autopromoção. Claro se ele criou e se sentiu prejudicado deve correr atras de seus direitos, mas nao com baixaria como ele fez.

    ResponderExcluir
  5. Foi nitidamente plágio, não só pela logo, mas também o projeto apresentado.O fato é, plágio é crime e lugar de criminoso é na cadeia. Sem mais!

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu um plagio no penteado da namorada de flaviano, pois palgiou o penteado d esposa de michel temer . hhhhhhh

    ResponderExcluir