sexta-feira, 20 de junho de 2014

Moradores e comerciantes de Apodi estão com medo da onda de violência no município

Apodi centro




O aumento do índice de violência em Apodi, segunda maior cidade da região Oeste potiguar, tem causado um impacto muito negativo no município.
Os constantes assaltos á mão armada, tanto na cidade quanto na zona rural do município, tem tirado o sossego da população, principalmente dos empresários e comerciantes que estão sendo os mais prejudicados com os rotineiros assaltos.

Na região do Vale do Apodi, um comércio já foi assaltado quatro vezes, o proprietário do estabelecimento já não agüenta mais tanta violência e prejuízo.  Já na cidade os números são bem maiores. Em menos de 60 dias, foi registrado assaltos a marmitaria, bares e vários outros estabelecimentos comerciais. A policia conseguiu prender dois apenados do que cumpriam pena no regime semiaberto do Centro de Detenção Provisória da cidade e foram indiciados por um assalto a Casa do Sertanejo, mas os assaltos continuam.
Ontem por volta das 23h30min, dois elementos, chegaram armados na Lanchonete O Gulosão, e após anunciar o assalto, conseguiram levar todo o dinheiro do caixa. Prejuízo incalculável para uma simples lanchonete.

O problema tem ganhado dimensões preocupantes, ao ponto da direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL), juntamente com o comandando da 2ª Companhia de Policia Militar de Apodi, reunir a comunidade empresarial e política para instalar câmeras de segurança, e assim fazer um monitoramento do comercio da cidade, mas tudo ainda não saiu do papel e a violência continua avançando.
Marcio Valdevino Empresario Apodi
       Marcio Valdevino Preside a CDL de Apodi

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Apodi (CDL), empresário Marcio Valdevino, a situação é preocupante e esta afetando diretamente o cidadão de bem apodiense. “Os comerciantes estão fechando suas portas mais cedo, temendo assalto, o clima  não esta bom”, comentou o empresário Marcio Valdevino, que vai mais além, e dispara que a Comarca de Apodi tem baixo efetivo policial e a estrutura da segurança existe esta totalmente sucateada, necessitando de investimentos.

Na opinião de um cidadão apodiense que pediu para não revelar sua identidade, os assaltos que vem ocorrendo em Apodi, são praticados por assaltantes sem tradição no mundo do crime, são assaltos feitos por jovens viciados, que praticam crimes para manter o vicio, mas isso tem gerado prejuízos e roubado a paz da população.

“É difícil informar um percentual geral de queda nas vendas, depende muito da localização do ponto e do segmento de atuação de cada um. Porém, uma coisa é certa: uns mais, outros menos, mas todos os comerciantes da cidade estão deixando de faturar com essa violência”, dispara Marcio Valdevino e ainda diz que nesse cenário que os apodienses estão vivendo, o medo faz com que os comerciantes fechem suas portas mais cedo.

Ainda para o empresário Marcio Valdevino, a situação é grave e tem ficado mais grave, devido a policia esta com suas atenções direcionadas para a questão do transito. “Muito louvável a idéia de organizar o trânsito de Apodi, mas a prioridade no momento deveria ser a questão da segurança do cidadão que vem enfrentando essa onda de assaltos”, finalizou o presidente da CDL de Apodi.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) conta com 95 associados que atuam em vários ramos do comercio local, vem realizando uma campanha de arrecadação junto aos comerciantes e empresários da cidade para instalar um moderno sistema de monitoramento no centro comercial da cidade. A Prefeitura do Apodi e Agencias Bancarias também prometeram colaborar com o importante projeto.

FONTE: JORNAL O VALE DO APODI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário