quinta-feira, 13 de outubro de 2011

[VEJA]


Prefeitura faz escavação de tanque para criação de peixe no Sitio Juazeiro



Fátima Nunes presidente da APIVA, produtor Antonio Fernandes e o Secretário de Agricultura Elthon Nuremberg  

Com o objetivo de melhorar a renda familiar e também garantir a permanência do homem no campo, a Prefeitura Municipal de Apodi está investindo da cadeia produtiva do pescado, onde o SEBRAE ficou responsável pelo trabalho de capacitação humano e acompanhamento do manejo da produção, e a Prefeitura ficou responsável pela a escavação dos tanques, transporte de alevinos e a ração. 

O trabalho de acompanhamento é realizado pela APIVA – Associação dos Piscicultores de Apodi e Secretaria de Agricultura, na escavação dos tanques, onde já foram construídos 28 tanques em nove comunidades, com uma tecnologia simples que permite produção de peixe da espécie de Tilápia.


TANQUE ESCAVADO EM PRODUÇÃO



Tanque escavado de criação de peixe espécie Tilápia, localizado na comunidade do Sitio Juazeiro – I, do produtor Antonio Fernandes em plena produção, a orientação técnica a escavação de tanque no tamanho de 20x35 onde é suficiente para o povoamento de 2.000 mil alevinos.

COMPRA E DISTRIBUIÇÃO DE RAÇÃO


Como a criação de peixe em é uma atividade nova ainda, não existe oferta de ração suficiente nas lojas do ramo em Apodi, pensando nisso a Secretaria de Agricultura de Apodi montou a seguinte logística para o ciclo de produção, geralmente dependendo do desempenho e manejo, dura seis meses, então através do técnico é feito uma planilha de estocagem e dividida a compra de duas vezes, a Associação dos Piscicultores do Vale do Apodi - APIVA faz arrecadação.   

A compra da reação é realizada, portanto no período de seis meses, sendo transportado em um carro tipo F – 1000 e sendo estocado para uso durante o período supracitado. 

Aquisição de alevino de qualidade, um dos gargalhos da criação de peixe


Piscicultores: Francisco Alan - sítio juazeiro, Poroca – baixa fechada e Antonio Fernandes - baixa fechada 

Aquisição e povoamento nos tanques de alevino de qualidade, é um importante aliado no resultado final de um ciclo de produção, que começa com alevino, ração de qualidade na hora e na quantidade certa, uma renovação de água constante para garantir uma oferta de oxigênio, aliado a um bom manejo são instrumentos fundamentais para um bom desempenho da produção. 

O Nosso estado hoje não tem uma oferta suficiente de alevino, precisamos recorrer a outros estados, como Ceará ou Paraíba, para abastecer as nossas necessidades, tanto no projeto de criação de peixe em tanque rede na barragem de Santa Cruz, como no projeto de tanque rede do escavado no Vale.

Segundos levantamentos da Secretaria de Agricultura, do departamento de piscicultura no ano de 2011 já foram comprados algo em torno de 300 milheiros de alevino no município de Apodi, recentemente foi feito povoamento de 14 milheiros de alevinos, onde foram adquiridos na cidade de São Bento\PB a 170 km de distância de Apodi.

ASCOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário