quarta-feira, 26 de novembro de 2014

[saúde] Membro da diretoria da APAMI deixa cargo e acusa prefeito de usar cargo como cabide político

 O blog do jairgomes.com trás mais uma notícia de interesse público. Desta vez sobre a renúncia de membros da diretoria da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Apodi - APAMI.

O caso vem a tona após o senhor Rosivan Duarte Marinho procurar a nossa equipe e conceder algumas declarações a respeito da instituição. 
 "A juiza declarou que fosse feito uma eleição, foi feito uma eleição por parte dos associados anteriores e não foi aceito por parte da juíza... Então ela determinou que fosse aberta para que novos associados integrassem a entidade, após isso, a eleição foi realizada e nós chegamos a diretoria e eu fiquei como primeiro tesoureiro... A gente chegou na APAMI e tem muitas dívidas, muitos problemas pra se resolver lá dentro. É um trabalho voluntário e a primeira decisão que a gente tomou foi de colocar uma funcionária que estava dando trabalho pra fora. Essa funcionária já tinha dado trabalho em outros lugares e a prefeitura foi quem indicou. Ela funciona como cabide político. Após decidirmos colocar ela pra fora o prefeito ligou para o presidente e para o vice e disse que ou a gente colocava ela de volta ou ele suspendia todos os repasses que é destinado a APAMI. Então o presidente, Adailton Torres, decidiu acatar a ameaça do prefeito e colocar a funcionária de volta. Isso foi um desrespeito a toda diretoria e os recurso é público ele não pode deixar de passar essa verba. Hoje a APAMI sobrevive dos repasses da prefeitura e da produtividade que é dos médicos. Então não concordando com essa decisão política, onde ali é uma associação, Geraldo Menezes, vice presidente, e eu, Rosivan Duarte, renunciamos o cargo... A pessoa que foi colocada pela prefeitura nem carteira assinada tem. E lá o prefeito também ameaçou a questão que a diretoria estava a menos de um mês e não tinha feito as reformas, ou seja ter colocado quem é oposição pra fora."

Jair Gomes: Isso foi questionamento do prefeito?

Rosivan Duarte: Sim. Questionamento do prefeito. E agora por último ele ameaçou dizendo que ou a diretoria consultava ele em todas as situações tomadas na APAMI ou ele não passava mais o repasse.

Jair Gomes: Essa foi uma decisão foi tomada pela diretoria?

Rosivan Duarte: A decisão de colocar a pessoa pra fora foi decisão da própria diretoria, sendo o presidente, o vice, diretor financeiro e segundo diretor financeiro. Estávamos lá e decidimos juntos. Tem funcionário lá que não é necessário. E nessa gestão, já com a diretora Saúde Paiva no comando, foi colocada cerca de umas 10 ou 15 pessoas, indicadas pelo prefeito e inchou a folha gerando outro problema.

Jair Gomes: Então você está dizendo que a APAMI hoje existe uma sobrecarga no número de funcionários por pura questão política, mesmo sendo desnecessário?

Rosivan Duarte: Por pura questão política sim. Eu acho que o caminho não é esse, se o funcionário está trabalhando ele deve ficar, mas existe questões lá que foi o prefeito que colocou pra lá e fica dando trabalho... Uma sobrinha de Pedro Junior foi colocada lá e ficou botando boneco e ela disse 'foi titio que me botou aqui' e hoje está de licença maternidade... E eu tenho certeza que a juíza não sabe dessa atitude, porque se ela souber ela não vai permitir que isso aconteça lá... Só que eles convidaram duas pessoas de respeito como Geraldo e eu e que não aceita esse tipo de atitude, por isso agente esta deixando a diretoria... A APAMI hoje tem grandes problemas para se resolver, atrasos e dívidas do INSS com mais e 170 mil reais. Atraso com fornecedores a mais de 90 dias entre várias outras situações que está em débito...

Jair Gomes: Esse débito com o INSS é referente a quais gestões?

Rosivan Duarte: Esse débito vem se acarretando a algum tempo já. Então é questão de omissão dos sócios anteriores a submissão as administrações anteriores.

Jair Gomes: Rosivan, a prefeitura publicou um extrato de contrato em que a diretora da APAMI, Saúde Torres, recebeu o repasse de cerca de 5.200,00 reais por mês durantes dois meses e a metade desse valor em mais 15 dias. Você tem conhecimento disso?

Rosivan Duarte: Não. O que eu sei é que ela ganhava cerca de 4 mil reais, isso é a informação que ela me falava, mais sobre essa questão eu não gostaria de opinar.

Jair Gomes: Rosivan, diante os vários problemas presentes na APAMI, a questão política seria o pior problema?

Rosivan Duarte: A questão política sim, pois o prefeito não deveria agir assim, ao ponto de ameaçar a entidade com a possibilidade de não repassar o recurso por que a diretoria demitiu uma funcionária que ele quer que permaneça. Se o dinheiro fosse do bolso dele tudo bem, mas o dinheiro é público. Após ouvirmos atentamente o senhor Rosivan tentamos contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, Iêda Silva, para saber mais sobre o assunto e a mesma não chegou a responder uma outra pergunta anterior, não havendo continuidade na conversa. Tentamos contato com o Chefe de Gabinete, Pedro Junior e o mesmo disse que estava passando por um problema de saúde, mas que desconhecia o momento atual e que até o momento não conhecia nenhum problema na relação de parceria entre a PMA e a APAMI. Não foi possível ouvir o prefeito. Documento que prova o pedido da saída de Rosivan da diretoria da APAMI



FONTE: BLOG DO JAIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário