segunda-feira, 17 de novembro de 2014

E hora de mostrar que e homem de verdade! Preconceito ficou para os facos.


        Tire suas dúvidas sobre o Câncer de Próstata


O QUE É?
É um tipo de câncer que acomete os homens. Ocorre na próstata, que é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra - canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.


EXISTEM SINTOMAS?
A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Mas preste atenção em dores lombares, problemas de ereção, dores na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra.

Como é feito o diagnóstico?
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e exame de sangue (para investigar a dosagem de uma proteína - PSA). Este exames não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

Como prevenir?
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

É preciso exames periódicos da mesma forma que a mulher, que faz o preventivo anualmente?
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos anualmente. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames.


Referência: Ministério da Saúde.


OUTRAS INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação| 4009.2266 

Nenhum comentário:

Postar um comentário